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Para você receber a indenização ou reembolso após um sinistro que aconteceu durante a sua viagem, você precisa contratar a cobertura correspondente. Isto é, não adianta querer receber indenização decorrente a uma bagagem extraviada se você não incluiu ela no seu seguro.
Outro fator importante é ficar atento no valor da indenização contratada, porque no caso de sinistro, você só vai receber o valor máximo contratado, mesmo que suas despesas ultrapassem o valor. Ou seja, se você contratou uma cobertura de despesas farmacêuticas de R$500 e seus gastos foram R$900, você precisará arcar com os R$400 de diferença entre o valor máximo de indenização e o que você gastou.
Por esses dois motivos e muitos outros, é importante ficar atento às informações da apólice e das condições gerais do seu seguro, além de tirar todas as dúvidas com a sua corretora.
Tenha sempre anotado o número de telefone da central de atendimento, assim como a apólice. Se precisar do seguro durante a viagem, você terá em suas mãos essas informações. Não esqueça também de verificar se a sua seguradora disponibiliza ligações a cobrar em caso de emergência.
As seguradoras orientam que o sinistro seja avisado o mais rápido possível, para que as medidas sejam tomadas. Guarde sempre os comprovantes e documentos de todos os gastos que você tiver durante o sinistro, como nota fiscal ou comprovante de embarque. Eles serão solicitados quando você pedir o reembolso dos gastos.
O prazo médio de reembolso são de 30 dias após entrega dos documentos solicitados pela seguradora. Além dos documentos pessoais e apólice, eles podem mudar conforme as coberturas que você utilizou.
Abaixo você pode ver os documentos mais comuns solicitados pelas seguradoras.
Em caso de Despesas Farmacêuticas
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RG, CPF e Comprovante de Residência
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Nota fiscal comprovando a compra do medicamento durante a Viagem Segurada.
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Prescrição médica
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Autorização para Crédito em Conta Corrente.
Em caso de Atraso de Bagagem
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Cópias do CPF e RG autenticadas ;
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Relatório de atraso, expedido pela companhia responsável (PIR – Property Irregularity Report);
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Notas Fiscais dos gastos na compra de produtos de higiene e de roupas;
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Etiquetas de bagagem original,
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Autorização para Crédito em Conta Corrente.
Em caso de danos à mala
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Cópias do CPF e RG autenticadas ;
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Relatório emitido pela empresa responsável referente aos danos (PIR– Property Irregularity Report);
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Orçamento original de reparo ou nota fiscal original do reparo de reposição da mala danificada
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Autorização para Crédito em conta corrente
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Em caso de Atraso de Vôo
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RG, CPF e Comprovante de Residência do Segurado.
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cópia da passagem aérea e do cartão de embarque;
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comprovantes das despesas com alimentação e hospedagem;
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declaração de atraso emitido pela da companhia aérea.
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Autorização para Crédito em Conta Corrente.
Normalmente as seguradoras solicitam que os documentos originais ou com cópia autenticada referente ao sinistro sejam enviados por correio. É recomendado que você guarde uma cópia de todos os documentos.
É necessário também preencher o aviso de sinistro, que é a formalização do que ocorreu durante a viagem.
Veja algumas coberturas e serviços que você pode contratar
para ficar + tranquilo . . .
Danos, extravio
ou localização
de bagagem
Despesas de
cancelamento ou
interrupção da viagem
Assistência
farmacêutica
e fisioterapia
Hospedagem
por motivos
médicos
Despesas médicas,
hospitalares e
odontológicas
Seguro de vida
por morte
acidental
Translado e asssistência funeral individual
Remarcação da
passagem por
motivos médicos
Remarcação da
passagem de
familiares